Produção de Própolis (2015)

wpid-20150930_114212.jpgNuma primeira abordagem na produção de Própolis através de extração com “Redes” e também em local novo, surgem os primeiros resultados. Na nossa experiência, costumávamos usar grelhas rígidas, e o método ortodoxo de raspagem…

wpid-20150930_114227.jpgAs novas “redes” foram introduzidas após a cresta (Final de Agosto) e foram retiradas na semana passada, pela necessidade de uma alimentação artificial; infelizmente, na falta de chuva, a magoriça vai secando sem as abelhas darem por ela.

wpid-20150930_114333.jpgA surpresa foi bastante agradável, no entanto o conselho de quem sabe não foi seguido e as redes apareceram coladas aos quadros, fazendo um desenho que lembra a arte de um pintor famoso.

wpid-20150930_114623.jpg No geral, num universo de 30 colmeias, um terço das colmeias (cerca de 10) não mostraram o mesmo resultado, apesar de algumas serem as mais fortes.

Nos próximos meses, daremos mais notícias, pois é nossa intenção aplicar as redes em todas as colmeias, algumas ainda no inverno, outras no arranque da Primavera, mas desta vez seguindo o conselho de quem sabe, inserindo um espaço extra entre o cimo dos quadros e a “rede”.

wpid-20150930_114638.jpgHavemos de mostrar o resultado e as opções tomadas.

Devo referir que a opção de produção de Própolis com as novas “redes” surgiram no âmbito do meu envolvimento num projeto coordenado pela colega Sandra Barbosa – www.montesino.pt.

 

Anúncios

4 thoughts on “Produção de Própolis (2015)

  1. Boa tarde,
    Agradeço informação sobre a rede que utilizou, se possível.
    Por outro lado, como pensa introduzir esse espaço entre os quados e a rede.
    Obrigado

    Gostar

    1. Caro Silva Pereira, qual a informação que deseja saber das redes?

      Ainda não defini de momento como vou introduzir o espaço, no entanto, para já, vou reintroduzir as redes apresentadas com uma rotação de 90º (com espaço ou sem espaço introduzido).
      Cumprimentos.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s