Programas do Fórum Nacional de Apicultura (5 anos)

Dando continuidade ao tema que me tem impulsionado em escrever um pouco por aqui, nestas alturas em que as colmeias “dormem”, resolvi apresentar um estudo pessoal. Aliás esta é uma época que poderia servir, deve servir, para aprendizagem, já que noutras alturas o tempo quase não é suficiente. Digo que quase, pois ele é sempre suficiente, nem que fiquem coisas para fazer. De qualquer forma, a nossa federação (como apicultor) continua a ignorar na sua página que houve mais um fórum nacional de apicultura, evento que deveria servir para tomarmos decisões. Onde estão elas?

Olhando agora para o tema deste meu artigo. Analisando somente desde 2011, o fórum nacional de apicultura tem apresentado vários temas de discussão, mas a finalidade dos temas ou a escolha dos mesmos deixam muito a desejar. Para mais detalhes, basta verificarem os programas respetivos (Boa sorte!!)

Em 2011, começou-se a discutir os desafios da Apicultura no Pós 2013, desde  a “Estratégia Europeia para a Sanidade Apícola”, “A Apicultura na PAC pós 2013”, “Ajudas ao sector apícola”, “Desafios futuros da Apicultura Europeia”,  e “Novas ameaças à Apicultura Europeia” por parte de vários intervenientes, mas o mesmo tema perdeu-se em 2012, porquê?

Nesse mesmo ano foi apresentado um estudo sobre “Estratégias para a viabilidade economica da exploração apícola – diversificação da produção: Geleia Real e Pólen – produtos europeus”, que não teve seguimento nos anos seguintes no fórum, sob pena minha.

Ainda em 2011, pudemos ainda ter uma visão sobre a apicultura em Guiné-Bissau – Curiosidade interessante…

Foram iniciados nesse mesmo ano uma série de apresentações de estudos de instituições universitárias, tais como: “PRAMELHOR II+ – Produção de Rainhas Autóctones Melhoradas: mais Intensificação e Integração”, “BIOIMPACT – Impacto económico e fronteiras comerciais da apicultura em Modo de Produção Biológico em Portugal. Harmonização dos procedimentos de certificação”, “ÁGUA-MEL – Caracterização qualitativa da Água-Mel para a sua valorização a nível nacional” e “PAN – Portugal, Apicultura e Nosema”.

Pois bem, em 2012, voltaram os projetos universitários BIOIMPACT, ÁGUA-MEL, PRAMELHOR II+ e PAN – Portugal, Apicultura e Nosema, que mostraram bem como se podem encher horas de boa disposição, ou então não…

Ainda em 2012, foram apresentados alguns temas, que achei particularmente interessantes, tais como, “O mercado de mel em Espanha”, “O mercado de mel em Portugal” e o “Sistema TOPHONEY”, que novamente não tiveram seguimento no(s) ano(s) seguinte(s).

Por fim, em 2012 ainda foram discutidas as “Potencialidades de aplicação da Língua eletrónica na análise de mel” e as “Oportunidades para as PME da fileira apícola no 7º programa-quadro de investigação e desenvolvimento”. Ambos deixaram-me dúvidas que ainda mantenho…

Em 2013, foram apresentados os resultados dos estudos conhecidos nos últimos dois anos, “BIOIMPACT”, “PAN – Portugal, Apicultura e Nosema”, “ÁGUA-MEL”, e “PRAMELHOR II+”. Algo mudou na Apicultura Nacional? Gostava de saber…

Foi apresentado um “Dispositivo de Controlo Remoto e Monitoriazação de Colmeias”, finalmente, um tema que merece toda a nossa atenção, mas gostava de saber, dado que cada vez mais aparecem opções deste género, porque em 2014 e 2015, não voltou a haver discussões sobre este tema. Uma discussão aberta que ajudaria/ajudará qualquer apicultor, grande ou pequeno…

Neste mesmo ano, surge um tema, ainda confuso para muitos, eu inclusivé, pelas razões que todos conhecem “Solução Integrada de Seguros para a Apicultura”.

No ano de 2014, no Fundão, surgem novos projetos, que já apresentei e discuti em artigo anterior: “APISIG”, “CARMELA”, “O MEL DE ROSMANINHO PORTUGUÊS”, “RESÍDUOS DE PESTICIDAS ”.

O IFAP apresentou a EXECUÇÃO DO PROGRAMA APÍCOLA NACIONAL 2014-2016. E ainda apareceram umas opiniões e esclarecimentos sobre as AJUDAS AO SECTOR APÍCOLA: PROGRAMA APÍCOLA NACIONAL E PDR, os MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS – LICENCIAMENTO DE PONTOS DE VENDA, e por fim a APRESENTAÇÃO DO PLANO DE CONTROLO DA VESPA VELUTINA – ICNF

Por fim, neste ano de 2015, não tive oportunidade de me deslocar, mas verifico que houve resultados preliminares dos projetos “DETECÇÃO DE PESTICIDAS EM ABELHAS E MEL EM PORTUGAL”, “CARMELA”, “O MEL DE ROSMANINHO PORTUGUÊS”, e “APISIG”. Nada a comentar, acho que os temas são auto-sumidos…

Ao analisar surgem alguns temas interessantes, reaproveitando alguns de 2011, a meu ver, gostava de saber como correram e opiniões sobre os mesmos: CENTRO DE COMPETÊNCIAS DA APICULTURA E BIODIVERSIDADE e A APICULTURA NA EUROPA.

Voltou-se a insistir no tema da moda, infelizmente moda, mas temos todos de lutar contra ela, Vespa Velutina, com os temas EVOLUÇÃO DA VESPA VELUTINA EM PORTUGAL e CONTROLO E MANEIO PELOS APICULTORES da APICAVE.

Surge um tema recente, mas não menos importante, A ETHINA TUMIDA : SITUAÇÃO NA EUROPA E EM PORTUGAL e um exemplo de situação de uma Zona controlada com a  ZONA CONTROLADA DA TERRA FRIA: DEZ ANOS DE EXISTÊNCIA ASSOCIAÇÃO DOS APICULTORES DO PARQUE NATURAL DE MONTESINHO.

Apesar de não presente oficialmente nos programas dos outros anos, surge novamente, agora de modo oficial, a apresentação de um novo produto contra  varroa. Como eu adoro estes temas…

O que surge de novo, a meu ver, é um segundo dia de Fórum, que salvo algumas desvantagens financeiras, não deixa de ser boa ideia. Os temas propostos, e aliás interessantes, foram: COLOCAÇÃO RÁPIDA DE ARAMES EM QUADROS, COLHEITA DE APITOXINA, LINHA DE EXTRAÇÃO MÓVEL, SOFTWARE MELLARIUS, PROJETO EXOTIC BIOLOGICALS, DESTRUIÇÃO DE NINHOS DE VESPA VELUTINA, NUTRIBEE E HIVE ALIVE, PREVALÊNCIA DA LOQUE AMERICANA NA CERA E NO MEL. Pode verificar-se aqui mais um alimento ou suplemento alimentar para a nossa Robobee.

Será um ano de viragem? Terá sido um fórum especial? Terão os participantes ficado satisfeitos desta vez (ou mais uma vez)? Deixo as perguntas no ar…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s