Mitos: As Abelhas e o Homem

 

Mito 1: “As abelhas cagam Mel”.

As abelhas não defecam, nem dejetam MEL, transformam néctar em Mel de outra forma.  Passo a citar: “O néctar coletado das flores e transportado para a colmeia é maturado e concentrado. (…) Inicialmente, as abelhas operárias armazenam o néctar coletado na sua vesícula melífera (papo de mel) localizada ao lado do estômago e transportam-no até a colmeia, em seguida repassam o néctar para outra abelha operária, boca a boca. Nesta ocasião, ocorre a reação enzimática do organismo da abelha operária, a sacarose, que é a principal substância do néctar e que é transformado em frutose e dextrose. O néctar é depositado no opérculo e finaliza-se o processo.”.

Num bom português pode-se concluir então que “As abelhas vomitam Mel”.

Mito 2: “O Mel é bom para diabéticos”.

Para a pergunta: “Os diabéticos podem consumir mel de abelha?” A resposta é habitualmente sim, mas devia ser não.

Passo a citar: “Um diabético deve consumir de 50 a 60% do seu valor calórico total na forma de hidratos de carbono, estes hidratos devem ser na sua maioria na forma de fibra, já que esta demora mais tempo em ser digerida e os açúcares que a compõem passam para o sangue de forma lenta e controlada. O mel possui em média, na sua composição química os seguintes açúcares: Frutose: 40%, Sacarose: 5%, Glicose: 40%. Como se pode verificar, o mel está composto por açúcares chamados simples, ou seja, que passam diretamente para o sangue para ser utilizados por nossas células de forma rápida. Esta é a razão principal pela qual a reposta para a pergunta, Os diabéticos podem consumir mel de abelha?, é negativa.

Mito 3: “As abelhas estragam uvas…”.

Este é um mito que me acompanha particularmente, entre vizinhos, familiares e amigos produtores de uvas. Na verdade deveriam estar satisfeitos e contentes pelas abelhas andarem pelas suas vinhas, principalmente na época da flor. Na época das uvas, o que acontece é que algumas vespas cortam ou furam alguns bagos de uva, o que origina derrames e pingos de puro açúcar, quando as uvas estão maduras e boas. As abelhas são atraídas pelo açúcar da própria uva. Esse líquido derramado está sempre perdido até a colheita das uvas, pois o que não é “sugado” pelas abelhas, acaba por secar.

Conclui-se que quem estraga a uva é a Vespa.

Mito 4: “As abelhas são chatas nos piqueniques”.

Bem, a não ser que tenham um delicioso Mel aberto ou qualquer produto com um elevado grau de açúcar, não aparecerão abelhas em qualquer piquenique. E mesmo que tenham, terá que haver um apiário bem perto.

Quem aparece, praticamente sempre, nos piqueniques é a vespa, pois essa é atraída pelas carnes, fiambres e todo o produto dessa família.

Mito 5: “As abelhas são amarelas”.

Tenho um artigo sobre este mito… Deixo a curiosidade aos leitores para o procurarem… Até breve.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s