Tempo de Reflexão – Estatísticas (2017)

Após a conclusão de mais um ano, é novamente tempo de tirar conclusões sobre o ano transato. Apresento o TOP 10 do que mais interessou aos meus leitores/seguidores, desta vez no quarto ano de vida do blog.

Em termos apícolas, e porque o clima está diretamente ligado à nossa atividade, se em janeiro de 2016, chovia muito, e em janeiro de 2017, estávamos com um tempo seco e temperaturas de início de Primavera, o que podemos concluir é que janeiro não manda nada, pois 2017 tornou-se o ano mais seco de sempre desde que sou apicultor dedicado/profissional há mais de uma década.

Em relação ao Blog, fico feliz pelo interesse dos meus leitores. Em relação ao ano 2017, o número de acessos manteve-se no seguimento de 2016.  Os 10 artigos mais visitados em 2017 (Universo de 264 artigos – 2013 artigos transitaram de 2016) foram por ordem decrescente de visualizações:

  1. Formação Avançada de Apicultura 2017 – Uma formação organizada com a colaboração da “Casa Lagar da Alagoa – Vale de Amoreira, Manteigas”, Câmara Municipal de Manteigas e Junta de Freguesia Vale de Amoreira. O formador Afonso Silva (Abelhas do Agreste) foi o ás de trunfo que possibilitou o sucesso da formação e a mesma ser realizada. Um evento com certeza a tentar repetir. Estou a estudar as possibilidades…
  2. Os Enxames – O investimento inglório – Talvez a minha maior surpresa, por ser o 2º artigo mais visitado, pois sendo uma opinião pessoal para esclarecer a questão do valor dos enxames, um tema sempre na atualidade, este artigo é para mim muito especial. Mantém-se no pelo terceiro ano consecutivo, onde aparece em 7º em 2015, e em 10º em 2016.
  3. Eficácia de Acaricida(s) – 2017 – Este artigo foi desenvolvido como uma forma de estudar de alguma forma a eficácia de alguns acaricidas durante o ano de 2017. Aproveitei para mostrar os controlos que já fazia há muitos anos, assim partilhando como podemos controlar a população de varroa. Para completar a leitura deste estudo deve ser visitado o artigo: Eficácia de acaricida(s) – 2017 (v5).
  4. Varroa (2) – Este artigo faz parte de um conjunto de 3 artigos sobre a minha opinião pessoal do tema Varroa.  Este artigo permanece no TOP 10 pela óbvia razão da importância do tema para a apicultura. Em 2015, surgiu em 2º, tendo baixado para 5º em 2016.
  5. Novo Boletim do Apiário (Janeiro 2015) – Dá para concluir que obter o novo boletim do Apiário online continua a revelar-se um verdadeiro problema, devido à sua localização e a prova disso é este meu artigo ter sido o mais visto em 2015, segundo em 2016, e continuar no TOP 10 em 2017. Um apelo à DGVA ou outro organismo competente para disponibilizar de acesso fácil e de modo organizado a legislação apícola que vai surgindo.
  6. Alicate Levanta Quadros – Um estudo pessoal sobre os alicates disponíveis na apicultura. Um tópico sempre atual, pois é talvez a ferramenta mais importante, mas com menos interesse de estudo na apicultura. E bem que precisamos que ela evolua. Este artigo mantém-se no TOP 10 pelo terceiro, 9º em 215 e 8º em 2016.
  7. Varroa (3) – Terceiro artigo do conjunto de 3 referido atrás. Pela primeira vez no TOP 10 anual.
  8. A Abelha de 2020 – Uma pequena sátira que me deu muito gosto em elaborar. Em 2016 ficou em 7º. Um pequeno projeto que penso continuar quando me apetecer.
  9. Densidade de Implanatação de Apiários Centro – Mais um exemplo de legislação obrigatória que deve estar disponível de acesso simples e organizado.
  10. Eficácia de Acaricida(s) – 2017 (v4) – Artigo no seguimento dos outros referidos atrás.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s