Proteger as abelhas na Europa

Nunca é demais relembrar. Transcrevo aqui artigo de janeiro da CNA. Estou a viver num ano de exceção o que aqui está referido. Num ano em que preciso de aumentar exponencialmente os meus enxames, surge o facto das mortes de inverno continuarem a aparecer…do frio…da seca…será possivelmente, mas ficamos à espera destas ajudas, dado que as abelhas não servem só os apicultores. Pode ser que ainda seja este o ano, quem sabe? Ficamos à espera da proposta aceite, ou então não…

Foi elaborado pela Comissão de Agricultura da União Europeia uma proposta para a implementação de uma medida urgente no sentido do aumento do apoio a apicultores e à protecção das colónias de abelhas na União Europeia.

Os apicultores têm vindo a alertar para a diminuição do número de abelhas e perdas de colónias, apontando como causas para tal a proliferação da agricultura intensiva, o uso de pesticidas, vírus, alterações climáticas, perdas de habitat e ataques de espécies invasoras como a vespa asiática, o besouro das colmeias e a loque americana.

Assim, foi proposto um aumento de 50% nos apoios a apicultores europeus para que possam proteger as suas colónias. De igual forma, pretende-se que sejam proibidos pesticidas nocivos e que haja mais investigação para a protecção de espécies apícolas locais e regionais e que sejam criadas medidas para suspender as importações de mel falsificado.

A proposta é plenamente justificável, devido à enorme importância que as abelhas desempenham na polinização, contribuindo para o sucesso produtivo de cerca de 84% das plantas e 76% dos alimentos na Europa.

Actualmente existem cerca de 600.000 apicultores e 17 milhões de colmeias na UE, que produzem cerca de 250.000 toneladas de mel por ano, mesmo assim, a União Europeia importa cerca de 200 mil toneladas de mel por ano, ou seja, 40% do que consome e em teste de qualidade realizados verificou-se em 20% dos casos que o produto não respeitava os padrões europeus.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s